All for Joomla All for Webmasters

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) a farmacodependência é um estado psíquico e às vezes físico causado pela ação recíproca entre um organismo vivo e um fármaco, que se caracteriza por modificações do comportamento e por outras reações que compreendem sempre um impulso irreprimível de tomar o fármaco de forma contínua ou periódica, a fim de experimentar seus efeitos psíquicos e às vezes evitar o mal-estar produzido pela privação.

A Dependência toxicomaníaca de um ou mais medicamentos é uma forma de comportamento que, recorrendo a meios artificiais - "aos fármacos" ou "as drogas" - visa tanto a negação dos sofrimentos como a busca de prazeres. Trata-se, pois, de uma situação psicoafetiva estruturando-se para encontrar um estado almejado que deve funcionar como euforizante das satisfações que o indivíduo não encontra na vida cotidiana.

Por ocasião da 9ª Revisão da Classificação Internacional das Doenças, os aspectos psicológicos e físicos foram unificados sob a definição de dependência de drogas.

Esta mudança ocorreu, pois, no passado, julgou-se erroneamente que as drogas que induziam a dependência física e consequentemente à síndrome de abstinência seriam aquelas perigosas, chamadas de drogas pesadas ("hard drugs") ao contrário das que induziam apenas dependência psíquica que seriam as drogas leves ("soft drugs"). Sabe-se hoje, que várias drogas sem a capacidade de produzir dependência física geram intensa compulsão para o uso e sérios problemas orgânicos. Portanto, soaria estranho classificá-las como drogas "leves". Assim, hoje se aceita que uma pessoa seja dependente, sem qualificativo, enfatizando-se que a condição de dependência seja encarada como um quadro clínico e tratada como tal.

Sobre a ONG

A Reintegra Turma da Sopa, fundada em 1992, desenvolve o trabalho de reintegrar o individuo em situação de rua e ou dependência química à sociedade.

Notícias

Contato rápido

Reintegra Turma da Sopa
Rua Bernardino de Campos,1474
Brooklin Paulista
São Paulo
CEP: 04620-004

11 5533-7143

administrativo@reintegraturmadasopa.org.br

Parceiros